quinta-feira, 2 de junho de 2011

Nos braços do povo - um artigo do Professor Luiz Américo Lisboa Júnior

Eliezer Setton, em recente encontro com o Prof. Luiz Américo Lisboa Júnior, na loja de discos "Pédrola Negra", em Salvador-BA.


NOS BRAÇOS DO POVO

O CD Brasil Hinos à paisana, de Eliezer Setton é a mais brasileira tradução interpretativa de nossos hinos, pois ele soube com maestria incorporar a sua verdadeira essencia, ser popular em um estilo musical marcadamente solene. Com a audição do trabalho de Eliezer Setton, todos nós podemos sentir um aroma de frescor e esquecermos das empolações vocabulares do nosso hinário, e dando-lhes seu cunho e objetivo principais, atingir a alma do povo e estimular o sentido pátrio, tão esquecido nos dias de hoje.
A sua execução devia ser obrigatória nas escolas, principalmente as públicas, pois retira seu caráter marcial que muitas vezes provoca sonolencia em nossos alunos e torna-o dificil e distante de nossos jovens. Agora não! Ei-los de novo de volta ao seu seio natural, os ouvidos do povo, pois é impossível não sair cantando-os depois de ouvi-los da maneira como estão interpretados e arranjados por Eliezer.
Por outro lado, é importante salientar que a cada dia estamos mais distantes do sentimento patriótico, coisa que só surge em gramados de futebol a cada quatro anos, é preciso, portanto retomar o verde-amarelismo de nossa bandeira, o azul de nosso céu e o respeito às nossas tradições, história e instituições. E a melhor forma de fazer isso é sair por aí assobiando, cantando nossos hinos, agora brasileirissímos, com o sotaque nordestino de Eliezer Setton, entoado ao sabor das nossas mais puras tradições populares com seu instrumental e arranjos típicos, é a alma de um nordestino traduzindo a alma de todo um povo. É quer algo mais nosso do que o sotaque de um nordestino, inconfundível em qualquer lugar do mundo? Pois é, nosso hinário agora não mais nos pertence, é de todo o mundo, é do tipo exportação, com orgulho e galhardia, é ainda de todos os brasileiros que longe de sua terra, podem matar a saudade, arrepiando-se e chorando de emoção, sentindo na pele sensível a alma de sua gente, brotando da terra seca do Nordeste em canto puro, legitimando o poder de sedução que este país possui.
Eliezer Setton retirou nossos hinos do armário, deu-lhes seu verdadeiro sentido, levou-os ao povo e com certeza este povo saberá retribuir entoando-os com alegria e emoção.

Luiz Americo Lisboa Junior

*Luiz Américo Lisboa Júnior é pedagogo, historiador, professor de Filosofia da Educação e História da Educação, especialista em História e pesquisador da música popular brasileira, nacionalmente reconhecido

Nenhum comentário:

Postar um comentário